Powered By Blogger

15 abril, 2011

Tratamento com Methotrexate

A grande maioria dos estudos que encontrei através do google, e também todos os médicos com os quais conversei indicam o quimioterápico Methotrexate (MTX) para a quimioterapia intratecal em pacientes com carcinomatose meníngea.

No caso de minha mãe, a quimioterapia intratecal foi feita com o MTX, uma dose de Decadron e após a quimioterapia, minha mãe ingeria 3 comprimidos (cada um com um determinado intervalo de tempo) de Leucovarin (ácido folínico), que tira a toxidade do MTX. Tive muita dificuldade em encontrar o Leucovarin. No caso, liguei para o hospital e eles gentilmente compravam o remédio para nós.

Seguem algumas informações sobre o MTX, também com colaboração da Denise:

Fonte: NCI

The most common chemotherapy agent used to treat leptomeningeal metastasis is methotrexate (MTX). For more information about methotrexate, including possible uses and side effects, you may wish to access the resources linked below:
DailyMed-Methotrexate:
MedlinePlus-Methotrexate:
====================================================


Entre os medicamentos disponíveis para o uso intraventricular o methotrexate é o mais utilizado.
A concentração do methotrexate de 1x10-6mol/L é considerada como terapêutica na maioria dos estudos, e pode persistir por até 48 horas após administração da droga.
O methotrexate que não é metabolizado no sistema nervoso central, atinge a circulação sistêmica através do plexo coróide, podendo provocar neutropenia e mucosite em alguns pacientes. O ácido folínico administrado por via oral pode reduzir a toxicidade sistêmica do methotrexate sem comprometer a sua eficácia.
O methotrexate geralmente é administrado na dose de 12mg duas vezes por semana no total de 8 doses seguido de uma dose semanal por quatro semanas e posteriormente uma dose de manutenção mensal.
Entretanto, não existem estudos randomizados comparando a terapia em bolus semanal com o esquema de tratamento utilizando a relação concentração/tempo descrita por Chamberlain. Em um estudo retrospectivo, Fizazi et al. demonstraram que o aumento da dose de methotrexate pode se traduzir em maior taxa de resposta,contudo, a literatura carece de estudos randomizados comparando as várias doses utilizadas. Hitchins et al., em um estudo prospectivo e randomizado com 44 pacientes, comparou a terapia intratecal utilizando o methotrexate como droga isolada com a combinação de citarabina mais methotrexate. A taxa de resposta global foi de 55% e a sobrevida mediana de 8 semanas, não havendo diferença significativa entre os dois braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário