Powered By Blogger

24 março, 2011

Algumas Histórias

Durante as sessões conheci muitos pacientes e é normal que ao conversarmos o assunto se restrinja à doença de cada um. Vi que poucos eram os pacientes que precisavam fazer a radioterapia estando internados; muitos levavam vidas normais, trabalhavam, estudavam... Surpreendi-me com algumas histórias, tanto no ambiente do hospital, como na radioterapia é normal que os paciente espontanemente relatem suas doenças e experiências:
Um delas é de uma mulher de aproximados 40 anos, de cabelos curtos e muito sorridente. Qdo me viu ela logo abriu um sorriso e puxou assunto. Ela teve linfoma há alguns anos, fez quimioterapia, radioterapia, ficou isolada 6 meses em  um hospital e naquele momento, estava fazendo radioterapia de controle. O que me impressionou é que ela ia para radioterapia sozinha, após um longo dia de trabalho. Achei ótimo ver que muitas pessoas encaram a doença numa boa, sem deixar de abater.
O caso e minha mãe é bem diferente, a carcinomatose meníngea é uma complicação grave do câncer, que já está em fase de metástase. A doença é extremamente agressiva e priva o paciente de muitas coisas. Por maior força de vontade que existe no mundo, e minha mãe tem a maior força de vontade divida, a doença é cruel e limita qualquer esforço.
Outra história que me comovi demais foi de uma criança com linfoma. O garotinho de aproximadamente 6/7 anos chegou sorridente acompanhado pelos pais, com um brinquedo nas mãos, vestido com o uniforme do colégio. Mais uma vez as pessoas começaram a falar espontaneamente sobre a doença e como a criança a encarou. Os pais relataram que a postura do colégio que o menino estuda foi condição fundamental para a criança se sentir bem em meio à turbulência. O diretor do colégio convocou uma reunião de pais; pedagogos e psicólogos explicaram aos pais a importância de os filhos deles ajudarem o colega que estava doente, ajudando nas aulas que o garoto viesse a perder, compreendendo as mudanças de aparência que inevitavelmente o garoto sofreria, entre outros. A resposta foi tão positiva que os coleguinhas não só apoiaram o garoto, incentivando-o, como tb o protegiam de toda a escola e de todo o comentário de outros colegas mais velhos.
Por fim, lembro-me de um senhor que acompanhava todos os dias a esposa, ele estava convicto de que dizendo "PERFEIÇÃO, SUA IMAGEM E SEMELHANÇA" sua esposa receberia boas energias para que pudesse ser curada. Ele aproximou-se de minha mãe, colocando sua mão na fronte dele e disse essas palavras com toda a convicção e bondade do mundo.
Cada um tem sua crença e respeito a todas elas, o que mais me comove é a solidariedade entre as pessoas. Todos os pacientes, sem exceção, têm um olhar terno, solidário e apesar da aparência de fraqueza, demonstravam muita força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário